Almeirão

O que é?

O almeirão faz parte da família Asteracea, a mesma da chicória, alface e dente-de-leão. Fornece as vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro. Ajuda a combater os radicais livres e atua no combate das doenças degenerativas, além do envelhecimento precoce. Por ser rico em fibras, ajuda também a melhorar o trânsito intestinal.

 

O almeirão é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. Em algumas regiões do Brasil, cresce naturalmente uma variedade chamada de almeirão do mato, muito apreciado por ter sabor menos amargo.

Excelente para uma alimentação saudável!

Como conservar

O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelando depois de colhido. Por isto, tenha sempre o produto fresco para consumo.

O almeirão pode ser mantido por até 3 dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco plástico próprio para alimentos ou em vasilha plástica tampada.

Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco.

Como consumir

O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto.

Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.

As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto.

Receitas
 
 
 
 
Nosso Telefone

(11) 4330-9866

Nosso E-mail
Nosso Horário

De segunda a sexta, das 8h às 17h.

© 2019 OiC- Optical Imaging Comercial